MIC 2023
O "MIC | Música Independente de Coimbra" é uma convocatória que pretende descobrir novos talentos da região de Coimbra, reforçando a vertente de capacitação e impulsionamento de carreira da Blue House. A iniciativa procura apoiar a criação e a promoção da música emergente, ao incentivar a profissionalização dos/as artistas selecionados/as. Os projetos escolhidos integram a programação do ‘Café Curto’, um ciclo de concertos que acontece todas as terças-feiras, no Café Concerto do Convento São Francisco. Para além da apresentação ao vivo, têm, ainda, direito a uma sessão fotográfica e a oportunidade de gravar um tema original no estúdio da Blue House e de produzir o respetivo videoclipe com a realização do fotógrafo e videógrafo Tiago Cerveira.
MIC 2023 [ Projetos Selecionados ]
BEM-TE-VI MIC #11
Nubia Moor e Rafaella Theodoro iniciaram a sua caminhada no Brasil, onde os pássaros Bem-te-Vi cantavam e as chamavam para seguir os seus cânticos. Assumiram esse lugar, encantaram-se uma pela outra e começaram a cantar esse amor genuíno, para fazer nascer, de dentro para fora, a essência de cada uma. Um voo para dentro de corações. O primeiro voo que fizeram foi além-Mar, para Portugal, Coimbra que as chamou a pousar. Aqui, têm a intenção latente de multiplicar a vida em arte.
FRANCIS SALEMA MIC #10
Francis Salema é um estudante e artista não-binário de 20 anos oriundo de Lisboa. A música sempre teve um papel central na sua vida - aos 6 anos aprende a tocar guitarra, depois violoncelo e, mais tarde, produção musical. Pelos 12 anos começa a escrever músicas autorais e fazer da arte a sua vida torna-se o seu sonho. Desde então, nunca mais parou de deixar que as suas experiências e sentimentos transbordem em canções que se tornam, assim, retratos da sua subjetividade em determinados espaços-tempo, cantando sobre dores, amores, ambientes sociais e relações de todo o tipo, da forma intensa que caracteriza o modo como vive a sua vida. Apresenta-se ao estilo de cantautor, com influências artísticas que vão do fado ao folk e à bossa nova.
CAZIKODE-ZÉ MIC #09
Cazikode-Zé é o projeto de José Pedro Keating, em que o artista explora e experimenta com sintetizadores, voz, sons eletrónicos e uma fusão destes com a música tradicional. Neste showcase é apresentado um novo trabalho: MTOD (matar-me todos os dias), um pensamento mais ou menos estruturado sobre essa fixação paradoxal, a necessidade de se mutar quando à frente estão peles como a sua, mantendo firme as fontes que lhe dão baixo, agudo, ritmo. São principalmente canções e poemas sobre a mutação, a morte de células numa circunferência de demais para criar formas necessárias, capazes e vivas.
BEA BANDEIRINHA MIC #08
Bea Bandeirinha cria um espaço sonoro de discussão dos desafios dos ritmos. Inspirada nas batidas primárias, raízes lusófonas e paisagens do sonho, Beatriz Bandeirinha abraça as confusões mundanas para procurar concertos, da beleza das questões às sombras da dormência. A artista traz o seu corpo que canta com filtros da eletrónica e convida André D. e as suas extensões nos instrumentos a desbundar estes mergulhos.