O ciclo ‘Café Curto’ convida o público a sentar-se à mesa com a música, todas as terças-feiras, às 19H30, no Café Concerto Coimbra do Convento São Francisco. Esta programação tem a curadoria da Blue House e o apoio da Câmara Municipal de Coimbra. Desde outubro de 2020 que já servimos mais de 170 showcases de 30 minutos, mantendo a aposta em jovens artistas e projetos emergentes, providenciando-lhes um espaço onde podem mostrar o seu trabalho à cidade. Na última sessão de cada mês, o ‘Café Duplo’ proporciona um espetáculo de 60 minutos, fruto de um processo de sinergias e cocriação entre dois artistas.
O 'Café Curto' integra, ainda, uma vertente de formação artística e profissional, com a convocatória 'MIC | Música Independente de Coimbra', em que os/as artistas selecionados/as têm a oportunidade de apresentar o seu trabalho no Café-Concerto do Convento São Francisco.
O primeiro é Pedro Afonso, co-fundador dos albicastrenses Norton. Aventurou-se a solo e em português com os singles ‘Estendal da Razão’ e ‘Vida de Recreio’. JAFUIPEDRO representa a essência de um cantautor, contador de histórias que veste a aparente simplicidade das canções com guitarra, drum machine e um par de sintetizadores. Nick Nicotine emerge na fumarenta cidade do Barreiro, numa ode às origens do rock and roll, ao amor como arma apontada ao coração e ao psicadelismo dirigido à cabeça. Homem dos setes instrumentos, divide-se entre a voz, guitarra, baixo, teclas e bateria em dezenas de bandas. É o fundador da “Hey, Pachuco!”, associação cultural que criou, em desde 2000, o festival Barreiro Rocks, e que alberga o Estúdio King. Encontra-se atualmente a trabalhar em dois novos discos da Nicotine’s Orchestra.