CAFÉ CURTO
O ciclo ‘Café Curto’ convida o público a sentar-se à mesa com a música, todas as terças-feiras, às 19H30, no Café Concerto Coimbra do Convento São Francisco. Esta programação tem a curadoria da Blue House e o apoio da Câmara Municipal de Coimbra. Desde outubro de 2020 até ao final de 2022, servimos mais de 70 showcases de 30 minutos, mantendo a aposta em jovens artistas e projetos emergentes, providenciando-lhes um espaço onde podem mostrar o seu trabalho à cidade. Na última sessão de cada mês, o ‘Café Duplo’ proporciona um espetáculo de 60 minutos, fruto de um processo de sinergias e cocriação, em que dois artistas, — um local e um nacional — apresentam os seus temas separadamente, mas juntando-se em palco para duas músicas conjuntas, desenvolvidas em residência prévia, no estúdio da Blue House.
O 'Café Curto' integra, ainda, uma vertente de formação artística e profissional, com a convocatória 'MIC | Música Independente de Coimbra', em que os/as artistas selecionados/as têm a oportunidade de apresentar o seu trabalho no Café-Concerto do Convento São Francisco.
PROGRAMAÇÃO
🗓️. 05 SET | ALEX LIMA
Alex Lima é um músico instrumentista e intérprete, designer, arte-educador, agente cultural e artista multimédia. Nascido na cidade do Rio de Janeiro, cresceu em Natal, onde estudou na escola de música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi aí que iniciou uma investigação sobre cantigas, brinquedos e brincadeiras, colhendo canções que fazem parte do seu reportório enraizado na tradição oral da cultura brasileira. Na semana em que se assinala a Independência do Brasil, Alex Lima sobe ao palco do Café Concerto Coimbra na companhia da artista e percussionista Dani Zulu para um espetáculo de imersão transatlântica.
🗓️. 12 SET | VÉRTICE TRIO (JACC)
Vértice Trio é um projeto composto por Miguel Calhaz no contrabaixo, Mauro Ribeiro na guitarra e Alexandre Coelho na bateria. O trio nasceu nos corredores do Conservatório de Música de Coimbra, onde os três músicos lecionam. Os ensaios ligaram-se para fazer música que abrisse finalmente uma janela para algo diferenciado do que tem sido tocado ou que trouxesse reminiscências de tantas coisas boas e esquecidas. E, desta forma, surgiu “A Longa Marcha”, disco editado pela JACC Records e lançado em dezembro de 2022, que contém temas escritos pelos três elementos do grupo.
🗓️. 19 SET | BEATRIZ BANDEIRINHA (MIC)
Beatriz Bandeirinha cria um espaço sonoro de discussão dos desafios dos ritmos. Inspirada nas batidas primárias, raízes lusófonas e paisagens do sonho, Beatriz Bandeirinha abraça as confusões mundanas para procurar concertos, da beleza das questões às sombras da dormência. A artista traz o seu corpo que canta com filtros da eletrónica e convida André D. e as suas extensões nos instrumentos a desbundar estes mergulhos.
🗓️. 26 SET | PEDRO BRANCO + JOSÉ VALENTE
Na última sessão de cada mês, o ‘Café Duplo’ proporciona um espetáculo de 60 minutos, fruto de um processo de sinergias e cocriação, em que dois artistas apresentam os seus reportórios separadamente em dois showcases, mas juntando-se em palco para dois temas conjuntos, desenvolvidos previamente em residência artística, no estúdio da Blue House.
José Valente é um violetista com uma extensa atividade musical, marcada pela irreverência e contemporaneidade das suas composições e concertos. Ao longo do seu percurso artístico tem embarcado em várias e ricas experiências enquanto improvisador e músico de jazz. Já lançou discos aclamados pela crítica, tais como “Serpente Infinita” (2018), galardoado com o Prémio Carlos Paredes, e “Trégua” (2022), um álbum editado pela Antena 2 que representa uma arrojada composição feita especificamente para viola d'arco e Orquestra Filarmónica. Prepara, agora, o seu próximo registo de originais, a solo.
Pedro Branco é um guitarrista lisboeta com uma vasta carreira: faz parte de bandas como You Can’t Win, Charlie Brown e Tiago Bettencourt; lançou vários discos em projetos tais como Old Mountain, EEL SLAP!, ou João Hasselberg & Pedro Branco; e já pisou palcos com artistas tão diferentes como Noiserv, Lena D’Água, Benjamim, ou Fausto. Em 2022, apresentou pela primeira vez um álbum em nome próprio, “A Narrativa Épica do Quotidiano”, que espelha o período conturbado em que foi criado. Gravado na íntegra no seu quarto de infância, em casa dos pais, em plena pandemia, as canções são despidas à sua essência, com a guitarra acústica a fazer de fio condutor entre as faixas, num processo de aprendizagem e descoberta.
🗓️. 03 OUT | IN.DIA
🗓️. 10 OUT | COMBO DE JAZZ (EACMC)
🗓️. 17 OUT | ANA LUA CAIANO
🗓️. 24 OUT | CAZIKODE-ZÉ (MIC)
🗓️. 31 OUT | MARA SIMPSON + DIOGO MENDES
🗓️. 07 NOV | NICO PAULO
🗓️. 14 NOV | a anunciar (JACC)
🗓️. 21 NOV | FRANCIS SALEMA (MIC)
🗓️. 28 NOV | LUCA ARGEL + VÂNIA COUTO
🗓️. 05 DEZ | BEM-TE-VI
🗓️. 12 DEZ | COMBO DE JAZZ (EACMC)
🗓️. 19 DEZ | APRIL MARMARA + help!
Ver edições anteriores