EPICENTRO
O EPICENTRO pretende ser o sismógrafo cultural da Região Centro, difundindo as expressões artísticas que nela se produzem e recorrendo à criação para potenciar novas leituras e reflexões sobre o território. Entre o Norte e o Sul do país, consubstancia-se uma zona com as suas caraterísticas próprias, que tem servido de primeira casa para inúmeras propostas inovadoras. Tendo Coimbra como polo dinamizador e a música como foco principal, o EPICENTRO visa conjugar diferentes projetos num só evento que se desdobra e irradia para várias disciplinas, provocando ondas que desencadeiam intervenções ligadas à literatura, cinema, artes plásticas, entre outras. O EPICENTRO é um espaço-tempo onde diferentes atores se reúnem à procura de uma expressão cultural coletiva, num processo de troca de ideias e experiências entre agentes que partilham um mesmo contexto sem perder a sua identidade própria.
Em 2019, o EPICENTRO deu os seus primeiros passos, numa edição inteiramente dedicada ao alcance da música conimbricense, com três noites de programação no Salão Brazil e uma extensão ao Sabotage Club, em Lisboa. Contudo, a ambição passava por estimular sinergias e articulações numa Região Centro aparentemente fragmentada.
Assim, em 2022, após um hiato de dois anos provocado pelas restrições impostas no contexto pandémico, o EPICENTRO assumiu-se com a intensidade e amplitude pretendidas: foram mais de meia centena de eventos, distribuídos por onze espaços da cidade. Desde concertos, a DJ sets, passando por leituras musicadas, performances, conversas e oficinas, o EPICENTRO ocupou Coimbra com uma programação diversificada, estimulando um diálogo multidisciplinar construtivo que se propõe a continuar.
Espaços que receberam o EPICENTRO em 2022: Casa da Escrita | Casa da Esquina | Casa do Cinema de Coimbra | Centro Cultural Penedo da Saudade | Centro de Artes Visuais | Grémio Operário de Coimbra | Liquidâmbar | Praça do Comércio | Salão Brazil | Seminário Maior de Coimbra | Teatro da Cerca de São Bernardo. [ver programação 2022]
Em 2024, a Blue House une esforços com a Câmara Municipal de Coimbra e surge o VERÃO A 2 TEMPOS / EPICENTRO, que tem réplicas entre 1 de Junho e 1 de Setembro, em vários espaços da cidade de Coimbra, com enfoque na ocupação da Baixa. Apostando no cruzamento de públicos e na revivificação dos espaços, concertos, DJ sets, sessões de cinema, oficinas para crianças, visitas temáticas e residências artísticas são algumas das propostas que compõem os ciclos programáticos da iniciativa. Numa ampla coorganização de entidades culturais, sociais e políticas, sediadas na Baixa de Coimbra, Verão a 2 Tempos * Epicentro conta com a parceria da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), da Associação Cultural Quebra Costas, da Escola da Noite, da Encontros de Fotografia, da Associação Há Baixa, do Jazz ao Centro Clube (JACC) e da União de Freguesias de Coimbra.