FROM ATOMIC

           

From Atomic são Alberto Ferraz, Sofia Leonor e Samuel Nejati, um trio formado no ano de 2018, em Coimbra, cidade conhecida por berço de notáveis projetos rock nacionais. A sua sonoridade resulta de uma perfeita simbiose entre a pop vanguardista dos anos 80 e o indie-noise dos anos 90. A simplicidade e dramatização aplicada nas vocalizações e no baixo, é brutalmente transformada pela crueza da bateria e pela teatralidade da guitarra, criando canções viciantes.

Após terem mostrado os seus primeiros registos, “Heaven’s Bless” e “Better Than”, o primeiro foi incluído na compilação Novos Talentos FNAC '19. Em março de 2020, lançaram o seu disco de estreia "Deliverance", gravado na Blue House e lançado pela Lux Records, o que se repete no seu segundo álbum "Love, Fate, Now & Forever", lançado em Novembro de 2022. Este disco, que conta as participações especiais de Tracy Vandal (Tiguana Bibles) e Toni Fortuna (Tédio Boys, d3o, Mancines) é internacionalmente editado na brasileira Before Sunrise Records. 

--------------------

“Num claro processo de maturação desde o último disco, From Atomic vêm trazer intensidade e harmonias etéreas que culminam em riffs maciços e solos contaminantes. «Love Fate Now & Forever» traz, na voz memorável de Sofia Leonor e na conjunção instrumental exímia de Alberto e Samuel, reminiscências de um passado distante, em temáticas do século XXI. Melancolia, sonho e, claro, amor e destino convivem neste disco exímio do trio coimbrense, que certamente marcará o pós-punk português."
Kenia Nunes, ESPALHA FACTOS

“A libertação pela força etérea da dreampop, a fuga pelo galope do post-punk, o ruído melodioso do indie rock do começo do século. Podiam ser de Manchester, podiam ser de NYC, mas não são, são de Coimbra, cidade de todos os rocks. Os From Atomic largam um disco de estreia altamente conseguido, sem vontade de seguir tendências, mas segurando firmemente alguns livros de estilo de forma inabalável. Se lhes disserem que em temas como «Heartbeat» há a memória de Karen O e dos Yeah Yeah Yeahs, deve estar tudo bem. Se lhes descobrirem a leveza sem corpo dos Cocteau Twins, o negro abanar das guitarras dos Interpol, a pendular hipnose dos Siouxsie & The Banshees ou a destreza de inventar melodia dos Jesus & Mary Chain, Raveonettes e House Of Love, também estará, provavelmente, tudo mais que bem. Ficamos de frente para uma banda exemplar e que começa aqui, em «Deliverance», a dividir os seus átomos até desencantarem um núcleo identitário muito pessoal e a deixar os seus passos bem marcados na terra.”
TRACKER MAGAZINE

“Os From Atomic estão num crescendo de forma invejável. São, sem dúvida, um dos melhores projectos da actual música de Coimbra. Som negro, mergulhado no pós-punk, com cheiro a anos 80. Tudo isto transposto para os nossos dias, onde este negro continua bem vivo. Foi contagiante ver a entrega e a energia do trio em palco. Estão aqui para as curvas. Não os deixem passar ao lado!”
Nuno Ávila, RÁDIO UNIVERSIDADE DE COIMBRA

“Os From Atomic e a respectiva actuação de Al, Sofia e Márcio no palco do Hard Club, a abrir para os belgas Balthazar, pautou-se por uma qualidade altaneira face a projectos musicais incumbidos dessa função. Os autores de «Heaven’s Bless» e ou «Better Than» já estão a dar que falar, praticantes de mergulho na onda musical mais pós-punk e possuidores de uma fragrância devota dos anos 80, o negro melódico do vestuário musical dos conimbricenses cativou muitos dos presentes.”
Diogo Batista, GLOBAL NEWS
 

“O trio apresenta um primeiro conjunto de canções infectadas por um químico agridoce, com inúmeras e sublimes progressões que remetem para algo etéreo, mas substancialmente dinâmico.”
ROMANTA

“Contagiante foi a entrega e energia dos From Atomic, que deliciaram o público do festival Rock Of.”
Ricardo Busano, DIÁRIO DE COIMBRA