LABORATÓRIO COREOGRÁFICO

FARMÁCIA DE FANON, POR VÂNIA GALA

Informamos que, infelizmente, o Laboratório Coreográfico Farmácia de Fanon não se realizou, por motivos alheios à produção do evento. Lamentamos o sucedido junto de todas as pessoas interessadas e da coreógrafa Vânia Gala, que realizou uma investigação extensiva para preparar esta atividade, o que corresponde a um investimento importante de tempo e conhecimento por parte de vários académicos e colaboradores. Neste sentido, em breve vamos anunciar novas datas para reagendar o Laboratório Coreográfico Farmácia de Fanon.

Agradecemos a compreensão de todos/as e esperamos poder contar com a vossa participação em breve.


SINOPSE

Vânia Gala iniciou uma investigação na Estufa Tropical do Jardim Botânico de Coimbra. Esta pesquisa - envolvendo visitas e conversas com investigadores ligados ao Jardim Botânico - focou-se em relações biológicas, sensoriais, mas também históricas, económicas, coloniais que esta estufa guarda. 

Este laboratório coreográfico centrar-se-á na ideia de nos pensarmos nós humanos como uma inter-espécie de dependência, i.e. pensado o humano como um emaranhado de associações que questiona directamente o controle humano da natureza e a divisão natureza-cultura. Focar-nos-emos em plantas e substâncias específicas ligadas à Estufa Tropical bem como à sua performatividade. Mas também na estufa enquanto laboratório para um modo particular de ver, articular e fazer. 

Serão propostas diferentes áreas de inspiração para criar material que sirva à criação coreográfica relacionadas com as propriedades não-humanas das plantas do Jardim Botânico de Coimbra e sua relação com os humanos. Como organizar e desorganizar actos performativos num lugar particular e em corpo(s) fazendo uso de ferramentas de improvisação e de auscultação. Estudaremos atentamente diversas metodologias de auscultação.
O dar voz ao não óptico. Explorar-se-ão novas capacidades de corpos infrequentes como performers: plantas, matérias olfactivas, "coisas", lugares.

A partir deste laboratório serão gerados materiais que farão parte de uma performance executada pelos participantes na Estufa Tropical do Jardim Botânico.

Destinatários: jovens (maiores de 15 anos), estudantes universitários, artistas e público em geral com interesse na área da coreografia, performance e suas intersecções.

Mais informações através do email: re.forma.bluehouse@gmail.com


VÂNIA GALA
Biografia

Coreógrafa e investigadora. Tem um Bacherelato em Dança pela EDDC - ArtEZ (University of the Arts, Arnhem) e um Mestrado em Coreografia com Distinção pelo Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance (Londres). É doutorada pela Universidade de Kingston - Kingston School of Arts do Reino Unido da qual recebeu uma bolsa.

Os seus interesses incidem sobre práticas experimentais em performance, dança e teatro com ênfase em noções de recusa, (não)performance, opacidade, pensamento-coreográfico, fugitividade, improvisações, valor e hospitalidade. Intervenções performativas recentes incluem a série Give & Take (Tate Modern) e Mesa para Práticas de Pernas para o Ar ou de Cabeça para Baixo no Museu de Arte Moderna Calouste Gulbenkian. Colaborações como intérprete envolveram Les Ballets C. de La B., Constanza Macras, Sonia Boyce, Dina13 e B.Valiente Kompani. Colaborou como coreógrafa com os artistas Sonia Boyce, Harold Offeh e a companhia de teatro Griot. Comissões incluem o projecto Pan- Europeu Cooling Down Signs enquadrado no beyond Front@ apresentado no Dance Week Festival (HR), D.I.D (AT), Front@ Festival (SI), Bakelit (HU). Em 2005 recebeu o prêmio de Melhor Performance Feminina no Dublin Fringe Festival e participou no Festival Aerowaves (The Place). Em 2007 actuou no 1º Pavilhão Africano na Bienal de Veneza. Em 2019 recebeu o prémio de Melhor Coreografia do Prémio Guia de Teatros pela sua colaboração com a companhia teatro Griot. Tem textos publicados no catálogo do Pavilhão angolano da Bienal de Veneza de 2015, nas revistas Critical Dialogues e Coreia?. Avaliou e orientou teses de mestrado e de MFA em coreografia. Lecionou módulos de Técnica Release, Composição e Coreografia nas Universidades de Kingston (UK) e Northampton (UK). Leciona no programa de mestrado MA|MFA Choreography do Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance, sendo responsável pela unidade curricular “examining practice”.

VÂNIA GALA
Agradecimentos

"Quero agradecer em particular às minhas conversas, trocas e auscultações com a Drª Teresa Girão, Drª Joana Oliveira, Drª Ana Margarida Dias da Silva, Drº Jorge Paiva, Drº Carlos Cavaleiro, Srº Agostinho Salgado, Drª Teresa Salgueiro, Drº António Coutinho por partilharem o(s) seu(s) conhecimento(s) mas também as suas experiências vividas no Jardim Botânico".


PRODUÇÃO
BLUE HOUSE | JACC | JBUC

APOIO
UC | CMC | CSF | RÁDIO PESSOAS

A performance concebida por Vânia Gala e a oficina que lhe dará origem fazem igualmente parte da 3ª edição do Ciclo de Teatro e Artes Performativas — Mimesissendo a sua realização parcialmente financiada por essa via.
Está também inserida 
no programa geral dos 250 anos da Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra.

RE/FORMA 
é um projeto apoiado e co-financiado pela DGArtes e República Portuguesa.