OFICINAS PRIMAVERA


Nas férias da Páscoa, o RE/FORMA regressa com duas semanas de oficinas para os mais novos, durante as férias escolares. Na primavera, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra pinta-se de cor e torna-se palco para brincadeiras e explorações ao ar livre. Continuamos a celebrar os 250 anos das Reformas Pombalinas que viram nascer este espaço de criação e de aprendizagem em permanente transformação. Este será o terceiro e último momento deste projeto que começou no verão de 2022.

Destinatários: crianças entre os 6 e os 12 anos.

Datas: 3 a 14 de dezembro.

Horário: das 09H00 às 17H30.

Inscrições, preços e mais informação: disponíveis aqui.


Semana 1 – 03 a 06 de abril, Alex Lima: Brincadeiras Populares

O músico e instrumentista, Alex Lima, convida as crianças a descobrirem um extenso repertório de danças, cantos, ritmos e brincadeiras. Experimentar e redescobrir cantigas e jogos populares, construir brinquedos reaproveitando e reutilizando materiais - criando o novo a partir do antigo. Alex Lima é músico, instrumentista, intérprete, educador, agente cultural e artista multimédia. Nascido na cidade do Rio de Janeiro, cresceu em Natal, onde estudou na escola de música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Passando pelas regiões Sul, Centro Oeste e Sudeste, deu continuidade ao trabalho de pesquisa sobre a cultura popular brasileira, colhendo canções que fazem parte do seu repertório. Atualmente, é doutorando em Arte Contemporânea na Universidade de Coimbra.


Semana 2 – 10 a 14 de abril, Hugo Inácio: O meu jardim é um teatro!

O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra é pano de fundo para os jogos teatrais propostos em mais uma semana de oficinas de do 𝙍𝙀/𝙁𝙊𝙍𝙈𝘼. Nesta atividade, explora-se a voz e o corpo através da brincadeira e do trabalho em equipa. O desafio é arriscar, tendo o Jardim como pano de fundo. Jardim? Não, o Botânico é um cenário! Um cenário vivo com o qual vamos aprender a interagir. Hugo Inácio é licenciado em Teatro e Educação na E.S.E.C, tendo complementado a sua formação com oficinas de teatro físico em Veneza, Berlim e Madrid. Leciona no Curso Profissional de Intérprete Ator/Atriz, em Coimbra, e é ator, criador e encenador. Fundou o projeto “Teatro nos Olivais”, vencedor da 3ª edição do Orçamento Participativo de Coimbra, que deu origem ao espetáculo “Os Gigantes da Montanha”, de Pirandello, que dirigiu com Telmo Ferreira.


________________


Projeto apoiado e cofinanciado pela DGArtes e República Portuguesa.

Produção: Blue House | JACC - Jazz Ao Centro Clube | Jardim Botânico da UC

Contacto: re.forma.bluehouse@gmail.com