PRAÇA DO COMÉRCIO

EPICIENTRO - PRAÇA DO COMÉRCIO


PRAÇA DO COMÉRCIO: 2 ABR

15H00 | Eli MacFerry @ Palco São Tiago
16H00 | Sete Pés @ Palco São Bartolomeu
17H00 | Alex Lima @ Palco São Tiago
18H00 | Portuguese Pedro @ Palco São Bartolomeu
19H00 | Raquel Ralha & Pedro Renato @ Palco São Tiago
20H00 | Senhor Doutor @ Palco São Bartolomeu

O Epicentro arranca num espaço emblemático da Baixa de Coimbra. Ao longo de uma tarde, são seis os concertos divididos em dois palcos, na Praça do Comércio. O programa começa com Eli MacFerry, músico bem conhecido dos frequentadores da Baixa, ao qual se segue o “Tapete Voador" do duo Sete Pés e ainda Alex Lima, a revisitar o cancioneiro de raiz brasileira. Ao final da tarde é a vez de uma figura emblemática do rockabilly conimbricense, Portuguese Pedro, com o seu trio (a atuar numa praça que lhe é bem familiar), sucedido pelos consagrados Raquel Ralha & Pedro Renato e, a fechar, o quinteto do Senhor Doutor, a apresentar novo disco.

[ Entrada Gratuita ]




Eli MacFerry
Eli MacFerry é um artista brasileiro já bem conhecido dos frequentadores da Baixa. Vive em Portugal há quatro anos, mas explora diferentes sonoridades há mais de três décadas. Em Coimbra, anima as ruas e as salas da cidade com ritmos que oscilam entre o folk e o rock clássico, passando pelo brit-pop-rock e pelo reggae. No concerto que marcou o início do Epicentro 2022, para além do reportório habitual, ouvimos, numa formação duo, alguns temas originais recentemente compostos. 

Sete Pés

O projeto Sete Pés é composto por Valter Lima, que divide o seu tempo entre Londres e a cidade do Mondego, na guitarra e baixo elétrico, e Paulo Silva, músico de Coimbra, a marcar a pulsação na bateria. Influenciados por ritmos tradicionais do mundo, jazz e rock psicadélico londrino, o projeto Sete Pés destaca-se pela improvisação ao vivo. Através de pedais, integram loops e delays que conferem aos temas uma atmosfera eletrónica. No Epicentro 2022 apresentaram o álbum “Tapete Voador”, contaminando o público com uma súbita vontade de dançar.

Alex Lima
Alex Lima é artista e viajante do Rio de Janeiro. Estudou na escola de música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e percorreu a América do Sul à procura de composições para enriquecer o seu reportório. Acompanhado apenas pela sua voz e guitarra, convidou-nos a divagar por caminhos já trilhados.

Portuguese Pedro
Portuguese Pedro é o projeto de Pedro Serra. Este verdadeiro rockabilly de Coimbra, acompanhado por dois instrumentistas, abalou-nos no Epicentro 2022 com as suas composições e reinterpretações pontuadas pelos slaps de contrabaixo e pelos riffs de guitarra, evocando os sons roots de Hank Williams ou Johnny Cash.

Raquel Ralha & Pedro Renato

Raquel Ralha e Pedro Renato conhecem-se desde a formação dos Belle Chase Hotel, mítica banda de Coimbra, e continuou a tocar com Wraygunn, Azembla’s Quartet e, mais recentemente, com Mancines. A convite do programa “Cover de Bruxelas”, que emite semanalmente na Rádio Universidade de Coimbra, juntaram-se para gravar três ‘covers’. Assim surgiram as versões que funcionaram como motor de arranque para “The Devil’s Choice, Vol. I”, um disco integral de versões, editado pela mão da Lux Records, ao qual se seguiu o Vol. 2 e as “Heavenly Tales”. 

Senhor Doutor

Senhor Doutor apresentou, no Epicentro 2022o seu primeiro longa duração, “O Amor é Sempre a Mesma Coisa”. O single que dá nome ao álbum foi apresentado no passado dia de São Valentim, mas, para o músico de Cantanhede, todos os momentos são de celebração do amor. Assim, com “doses fartas e pouco gourmet”, este dandy de roulote trouxe-nos um punhado de canções sobre as várias facetas do mais nobre sentimento.


EPICENTRO LOGOS