OFICINAS OUTONO/INVERNO
Nas férias de Natal, o RE/FORMA regressa com duas semanas de oficinas pensadas para os mais novos, para redescobrir o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, celebrando os 250 anos das reformas pombalinas que viram nascer este espaço de criação e de aprendizagem em permanente transformação. Ao mesmo tempo, a programação assinala os 200 anos da independência do Brasil, com atividades que nos convidam a explorar a cultura do país sul-americano, transportada para Coimbra por dois artistas radicados na cidade, que carregam no corpo e na alma as vivências populares que vão cruzando o Atlântico e tecendo identidades partilhadas.
Destinatários: crianças entre os 6 e os 12 anos.
Datas: 19 a 30 de dezembro.
Horário: das 09H00 às 17H30.
Inscrições, preços e mais informação: disponíveis aqui.
Semana 1 — 19 a 23 dez, Dani Zulu — Vivências Temáticas
Dani Zulu apresenta a oficina "Vivências Temáticas", em que os passeios pelo Jardim Botânico se tornam num mar de possibilidades para mergulhar no mundo da percussão, presente nas danças, nos cantos e nos ritmos da cultura tradicional do Brasil. A proposta é encontrar música no corpo e na natureza, estimular os sentidos, interagir, sentir e experimentar o som e o movimento.
A formadora é percussionista, brincante e professora de percussão e música corporal. Iniciou os seus estudos no Conservatório Souza Lima, em São Paulo, e, desde então, tem participado e dinamizado oficinas de percussão e dança. Promove, também, cursos para professores, pedagogos e educadores. Fundou e dirige o Projeto Guarará, um núcleo de pesquisa e prática musical que realiza intervenções artísticas, com base em trocas com grupos tradicionais de São Paulo.
Semana 2 — 26 a 30 dez, Alex Lima — Brincadeiras Populares
O músico e artista multimédia Alex Lima regressa com as suas "Brincadeiras Populares", uma oficina em que convida as crianças a descobrirem um extenso repertório de brincadeiras, recorrendo à imaginação para dar vida aos instrumentos necessários à diversão. Criar, reciclar e reutilizar são as palavras de ordem desta semana de atividades.
Alex Lima nasceu na cidade do Rio de Janeiro e cresceu em Natal, onde estudou na escola de música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Passando pelas regiões Sul, Centro Oeste e Sudeste, deu continuidade ao seu trabalho de pesquisa sobre a cultura popular brasileira, colhendo canções que fazem parte do seu repertório. Atualmente, é doutorando em Arte Contemporânea na Universidade de Coimbra.
________________
Projeto apoiado e cofinanciado pela DGArtes e República Portuguesa.
Produção: Blue House | JACC - Jazz Ao Centro Clube | Jardim Botânico da UC
Contacto: re.forma.bluehouse@gmail.com