CAFÉ CURTO

O ciclo ‘Café Curto’ convida o público a sentar-se à mesa com a música, todas as terças-feiras, às 19H30, no Café Concerto Coimbra do Convento São Francisco. Esta programação tem a curadoria da Blue House e o apoio da Câmara Municipal de Coimbra. Desde outubro de 2020 até ao final de 2023, servimos mais de 100 showcases de 30 minutos, mantendo a aposta em jovens artistas e projetos emergentes, providenciando-lhes um espaço onde podem mostrar o seu trabalho à cidade. Na última sessão de cada mês, o ‘Café Duplo’ proporciona um espetáculo de 60 minutos, fruto de um processo de sinergias e cocriação entre dois artistas.

O 'Café Curto' integra, ainda, uma vertente de formação artística e profissional, com a convocatória 'MIC | Música Independente de Coimbra', em que os/as artistas selecionados/as têm a oportunidade de apresentar o seu trabalho no Café-Concerto do Convento São Francisco.



PROGRAMAÇÃO 

🗓️. 16 ABR | FEMA

FeMa. é um projeto singular de autoexpressão, uma jornada pelas sonoridades cinematográficas e expansivas da vida, concebido por Diogo Félix. Originário de Alcobaça, o artista é profundamente influenciado por uma interpretação visual da música, procurando criar um imaginário distinto para cada uma de suas composições. A sua arte convida à pausa e à introspeção, oferecendo um refúgio tranquilo ao tumulto da vida. Após o lançamento do EP de estreia, intitulado "Uma palavra chamada folha", FeMa. lança no mês de abril o seu mais recente EP, "HOMNiA". O novo trabalho promete continuar a explorar as profundezas sonoras e visuais que definem a singularidade do projeto FeMa.

🗓️. 23 ABR | DUQUES DO PRECARIADO

Duques do Precariado foram dois, foram cinco, agora talvez sejam mais, talvez sejam menos. São o Pedro Mendonça e o João Fragoso de certeza. Deram-se a conhecer com o disco "Antropocenas", lançado pela mão da Lux Records. Através dele, temos entrada direta para o universo peculiar de letras acutilantes e irónicas, sobre questões sociais e políticas, incluindo a precariedade no trabalho, os traumas históricos e a vida na cidade. A banda tem viajado o país a apresentar o trabalho de estreia e regressa, agora, a casa.

🗓️. 23 ABR | KRAKE + CACHUPA PSICADÉLICA

Krake é o projeto a solo de Pedro Oliveira, músico que começou a sua carreira como baterista em 1995, poucos anos antes de integrar a banda Kafka. Juntou-se aos Submarine e, mais tarde, aos Green Machine, banda garage-rock com quem editou vários discos. Formou os Peixe:Avião e atuou com projetos como Old Jerusalem, Osso Vaidoso, Clã, ou Rui Reininho. Em Krake, explora a bateria de forma inusitada, transformando o instrumento numa orquestra de música experimental improvisada. Neste Café Duplo junta-se a Cachupa Psicadélica, projeto de Lula’s, nascido e criado na ilha de São Vicente, em Cabo Verde. Até à data, conta com dois discos editados, “Último Caboverdiano Triste” (2015) e “Pomba Pardal” (2019), tendo também colaborado com artistas como Branko (Buraka Som Sistema), Cristina Branco e Mayra Andrade.


Ver sessões anteriores