CAFÉ CURTO | JUNHO

07 JUN | CAFÉ CURTO #57 | SANTOS | MIC#03

Artista de Penacova, Santos tem apenas 17 anos, mas já leva na bagagem 7 anos de formação musical, no Conservatório de Música em Coimbra. Pretende tocar o outro através do som e está no início de uma intensa viagem de descoberta pessoal e musical.

14 JUN | CAFÉ CURTO #58 | UDI FAGUNDES

Udi Fagundes é um cantor e compositor gaúcho, que já passou por várias bandas enquanto guitarrista, como na de Gabriel o Pensador. Aos 9 anos, o músico instrumentista ganhou um concurso de contos na sua escola e, anos mais tarde, começou a compor. Na década de 90, passou pelo teatro, onde leu obras que o influenciaram na sua escrita, como as de Bertolt Brecht e Plínio Marcos. Enquanto autor, começou na banda de reggae, Rastamen, bastante aclamada pelo público. Em 2004, forma a banda Udi e AGERAL, onde grava o álbum homónimo com doze autorias próprias. Afirmando-se, depois, como artista a solo, edita, em 2012, o longa-duração “Cabeça de Gps”, onde as letras transbordam mensagens sociais e políticas. Continua a tocar e a compor, sendo que os seus mais recentes singles podem ser ouvidos em plataformas online como o Spotify.

21 JUN | CAFÉ CURTO #59 | ITERUM

O projeto Iterum, protagonizado por Diogo Alves e Guilherme Catela, foi criado por dois (na altura) estudantes da Universidade de Coimbra, com o objetivo de estudar e aprofundar o conhecimento sobre a canção de matriz coimbrã, nomeadamente fados, guitarradas e baladas à viola, bem como dar vida a alguns temas que, com o passar dos anos, foram caindo no esquecimento. Este duo, de cariz eminentemente instrumental, pretende dar um pendor inovador e criativo à música tradicional, pautando o seu trabalho pela qualidade técnica. Iterum conta, ainda, com um largo repertório de temas originais.

28 JUN | CAFÉ CURTO #60 | FAST EDDIE NELSON

Oriundo da cidade do Barreiro, Fast Eddie Nelson começou a escrever, gravar e editar música no início dos anos 90. Integrou projectos como Gasoline, The Sullens, Los Santeros, Big River Johnson e Fast Eddie & the Riverside Monkeys. No entanto, os seus últimos trabalhos foram editados em nome individual. Em Portugal e na Europa, em formato one man band ou com banda, tem apresentado um som que cruza o rock, o mississipi blues e o folk. Quebrando com a tradição do faz-tudo, em 2019, Fast Eddie Nelson lança um disco cheio de colaborações. “High on Reality” conta com nomes como Carlos (Kaló) Mendes (Twist Connection, Bunnyranch), Raquel Ralha (Twist Connection, Wraygunn), Adolfo Luxúria Canibal (Mão Morta, Mécanosphère), Scúru Fitchádu, entre outros.